Programação
O Refúgio Ecológico Caiman oferece ao visitante uma fantástica experiência na natureza: com passeios variados, tem-se uma oportunidade única de descobrir a fauna, a flora e a cultura pantaneiras. O clima determina que passeios que serão realizados, em cada estação.
Para aproveitar melhor a programação dos passeios regulares oferecidos, recomendamos uma estada mínima de 4 noites: check-in no 1º dia, antes do passeio da tarde, e check-out no 5º dia, após o passeio da manhã.
Há duas atividades diurnas, uma pela manhã e outra à tarde. À noite, o programa pode ser uma apresentação audiovisual sobre o Pantanal ou uma focagem noturna de animais. No inverno, essas focagens noturnas são feitas em seguida ao passeio da tarde; no verão, são realizadas após o jantar.
Caminhadas por trilhas ecológicas
As caminhadas são feitas em trilhas na mata fechada, nas proximidades das pousadas, e permitem observar de perto a vegetação de floresta e os animais que nela vivem, como quatis e macacos. Estes passeios proporcionam o maior contato com o ambiente.
As trilhas são abertas em matas com vegetação típica do Pantanal, como cordilheiras e capões, e em ambientes de transição, como cerrado, permitindo conhecer uma variedade ainda maior de animais e plantas da região. São cerca de 12 caminhos diferentes, em rodízio para não afetar a permanência dos animais. Parte-se a pé, da pousada ou de um safari fotográfico. As caminhadas duram em média entre 1h30 e 3h.
Uma delas, a Farm Tour, é feita na pousada-sede. Percorre a vila dos funcionários, passando pelo curral, galpão dos campeiros e pela sede do Projeto Arara Azul.
Fufu
É a observação dos jacarés, uma das atividades mais antigas do Refúgio Ecológico Caiman: um momento fantástico e emocionante, quando os turistas ficam bem próximos dos animais, com toda a segurança dos guias, conhecendo de muito perto um dos principais símbolos do Pantanal.
Passeio de canoa canadense
Os passeios, feitos em canoas canadenses pelas duas baías da fazenda, ladeam as margens das baías procurando mamíferos de ambiente aquático e mata ciliar, como capivaras e macacos, e, principalmente, aves que se alimentam da fauna aquática, como biguás, biguatingas, trinta-réis, garças e socós. O passeio leva de 1h30 a 2h30 horas, sem sair das canoas e é apropriado a pessoas de todas as idades.
Nesse programa, a principal atração são os jacarés e, com sorte, podem ser vistos macacos-prego, bugios, cutias, capivaras e grande variedade de aves aquáticas.
Uma experiência inesquecível, nesse passeio, é a emocionante descoberta dos sons do Pantanal: nas canoas, em silêncio, os visitantes ouvem o canto dos tucanos, garças, periquitos, cafezinhos e do martim-pescador.
Passeio a cavalo
É uma das melhores maneiras de explorar o Pantanal, permitindo visitar áreas inacessíveis, como locais alagados, com água muito funda para um veículo motorizado, ou muito rasa para barcos: o cavalo pantaneiro, que foi desenvolvido na região, tem cascos resistentes à água e é adaptado para andar longas distâncias em campos alagados.
Os animais são treinados para conduzir pessoas sem nenhuma experiência em montar, inclusive crianças, para observação dos diferentes ambientes no Pantanal. Antes de cada passeio, são dadas instruções básicas sobre como lidar com o animal e riscos e os cuidados a observar. A duração do passeio varia de 1:30 horas a 3 horas.
Um programa especial - a Comitiva de Gado - feito a cavalo oferece a experiência única de acompanhar os peões pantaneiros conduzindo centenas de cabeças de gado em uma viagem que leva mais de um dia para terminar.
Passeio de bicicleta
O Pantanal é muito plano e permite excelentes passeios de bicicleta, ao longo das estradas ou de trilhas. O silêncio e o exercício ao ar livre são as grandes vantagens deste passeio. Os circuitos variam com o perfil do grupo, podendo alcançar distâncias de até 35km.
|